sexta-feira, 6 de junho de 2008

A Influência da Ansiedade na Avaliação da Aprendizagem




TÍTULO DA PESQUISA

A INFLUÊNCIA DA ANSIEDADE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

TEMA GERAL

O tema avaliação é bastante amplo e permeia todo o processo de ensino-aprendizagem. Para dele tratar, não se pode deixar de pensar em alguns conceitos intrínsecos ao processo avaliativo, os quais, dependendo da forma que são explorados, podem aflorar reações negativas por parte da relação: professor - aluno. Trata-se de elementos como: o medo, a culpa, o juízo de valor, os critérios, a ansiedade a qual daremos ênfase.


PROBLEMA

Como propiciar uma avaliação que não submeta o aluno à pressão gerando ansiedade, impossibilitando-o de demonstrar o seu aprendizado?



OBJETIVO GERAL
Demonstrar como a ansiedade influe no processo avaliativo. Colocando o aluno sobre tensão, interferindo na recuperação e recordação de um conteúdo aprendido anteriormente, comprometendo assim seu desempenho.

HIPÓTESE

A ansiedade apresentada pelo aluno vai interferir no desenvolvimento e desempenho devido a tensão que ela causa, ipedindo o aluno se recordar do conteúdo que anteriormente aprendera.


QUESTÕES BÁSICAS DA PESQUISA

Estudar alguns tópicos que envolvem o processo avaliativo, a metodologia de aplicação de prova, os tipos e a inflência da ansiedade na avaliação da aprendizagem.


JUSTIFICATIVA

A partir de experiências como acadêmicos, sentimos a necessidade de apresentarmos um trabalho onde podemos despertar a atenção de docentes, orientadores pedagógicos, supervisores escolares, coordenadores e reitores, enfim a todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo de uma instituição escolar. É necessário que em uma avaliação seja lavado em conta as características individuais do aluno e dos processos de ansiedade.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Entrevistas semi-diretivas com alunos da area de saúde, dos cursos de psicologia e nutrição;
Entrevistas semi-diretivas com professores;
Revisão de artigos;


DESENVOLVIMENTO
Estrutura do trabalho:

Processos de ansiedade
Ansiedade versus prova
Estratégias de apredizagem
Como avaliar sem gerar ansiedade


CRONOGRAMA

Termo de esclarecimento para a realização da pesquisa.
Termo de consentimento para as entrevistas.
Revisão de artigos.
Revisão do projeto de pesquisa.
Coletas de dados e aplicação de entrevistas.
Desenvolvimento do projeto com base nos dados coletados e pesquisas realizadas.


BIBLIOGRAFIA

OSÓRIO, D. (2002). Avaliação do Rendimento Escolar: Como Ferramenta de Exclusão Social. Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do curso de Pedagogia, Habilitação em Gestão Escolar, da Universidade Veiga de Almeida, tendo como orientador o prof. José Luiz de Paiva Bello. Rio de Janeiro.

COSTA, E. R. & BORUCHOVITCH, E. (2004). Compreendendo Relações Entre Estratégias de Aprendizagem e a Ansiedade de Alunos do Ensino Fundamental de Campinas. Psicologia:Reflexão e Crítica,2004,17(1),pp.15-24.